Mais de 2000 apoiam Francisco Lopes na arruada em Lisboa

Artigos Relacionados

Grande arruada no Barreiro

A baixa de Lisboa encheu-se de apoiantes e activistas da candidatura de Francisco Lopes, onde o candidato teve oportunidade, nesta recta final, para mobilizar e apelar ao voto na candidatura no próximo domingo. Acompanhado por Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes recebeu muitas palavras de apoio e de incentivo à sua candidatura.

À saída da Estação do Metro da Baixa-Chiado já se ouvia a «Carvalhesa», com a rua «inundada» de pessoas, que assumiam, de punho erguido, a candidatura de Francisco Lopes como a única capaz de defender os trabalhadores, os reformados, os pequenos e médios empresários, as mulheres e os jovens. «Francisco avança com toda a confiança» e «O País vai em frente com Francisco a presidente» foram as palavras de ordem entoadas durante o percurso, que terminou na Rua Augusta. Uma iniciativa que contou com a presença, entre outros, de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Bernardino Soares e Miguel Tiago, deputados do PCP na Assembleia da República, Corregedor da Fonseca, da Intervenção Democrática, Barata Moura, mandatário nacional, Libério Domingos, mandatário distrital, e Carlos Carvalhas, do Comité Central.
«A vossa presença é uma mensagem para todo o País, daqui do centro de Lisboa para todo o povo português, de uma candidatura que cresce e avança, que mais apoios populares suscitou», disse Francisco Lopes, lembrando que é «cada trabalhador, cada reformado, cada jovem, cada mulher, cada pequeno e médio empresário vai escolher quem quer para Presidente da República».
Por seu lado, Jerónimo de Sousa valorizou a dinâmica que Francisco Lopes deu à campanha «que se concretiza na expressão “minha, nossa, candidatura”» e que está em condições «de corresponder ao desafio e ir até onde o povo português quiser». «Cada homem, cada mulher, cada jovem é uma força, com os seus valores e os seus ideias, o seu projecto, reunidos em torno desta candidatura, tem aquilo que são os valores mais nobres do ser humano, da solidariedade, da fraternidade, de querer um mundo melhor, um País de progresso e desenvolvimento. Esta é uma força viva, que pulsa, que está a apoiar e vai votar no camarada Francisco Lopes», salientou o Secretário-geral do PCP.

Todos com Francisco Lopes

Mais tarde, na Casa do Alentejo, Francisco Lopes esteve com jovens apoiantes. «Esta é a candidatura de todas as vozes que querem uma mudança significativa no nosso País, que querem um futuro de desenvolvimento, justiça, progresso social, vinculada aos valores de Abril», afirmou, criticando, mais adiante, a realidade que existe no ensino secundário, com a possibilidade, se não for travada, de reduzir em um terço o número de professores, entre 30 a 40 mil postos de trabalho.
O candidato falou ainda nas dificuldades de acesso dos jovens ao ensino superior, «porque não conseguem pagar as propinas». «A nossa candidatura tem a ideia de que é necessário apostar mais na formação e na formação superior», defendeu, assumindo ainda o compromisso de transformar em política de Estado a «chaga da precariedade».

Share this
Versão para Impressão